Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sobre

O Observatório da Criptografia – ou ObCrypto – é um portal de referência para o monitoramento de decisões, legislações e estudos relacionados à criptografia e seus reflexos para a garantia de direitos fundamentais e segurança da rede. Propõe-se a catalisar a observação de fenômenos políticos que gerem impactos à criptografia e, com isso, contribuir com materiais especializados que sirvam de base para a construção de conhecimento sobre o tema.

O ObCrypto é uma iniciativa da sociedade civil, portanto, em primeiro plano, reflete os interesses dos usuários finais da Internet e tem por base a defesada segurança, da privacidade e da liberdade de expressão. Mesmo assim,o projeto possui um caráter colaborativo e é construído a diversas mãos.

Portanto, acredita na construção política derivada da articulação de variados setores, sejam eles da comunidade científica/técnica, dos setores públicos, das empresas privadas e dos movimentos ativistas. Através da construção política plural, tecnologias – aqui representadas pela criptografia – devem carregar uma natureza verdadeiramente segura, sustentável e democrática.

O ObCrypto é uma iniciativa derivada do projeto “Criptografia: liberdades e tensões no Brasil”, realizado entre os anos de 2019 e 2020 pelo IP.rec – Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife. Espera-se, ainda assim, poder ser de utilidade pública e apropriado por entidades de interesse, centros de pesquisa, formadores de políticas e pela sociedade em geral.